15 de mar. de 2011

Mnistério da Agricultura e seus Programas

Programas

O Ministério da Agricultura celebra convênios com organismos nacionais e internacionais, instituições públicas e privadas e organizações não governamentais para incentivar a agregação de valor, a capacitação, a redução das desigualdades sociais e regionais, o estímulo a participação dos jovens e o equilíbrio de gênero no cooperativismo. Todos os projetos, ações e atividades estão agrupados em duas áreas: Intercooperação para Acesso a Mercados e Internacionalização de Cooperativas.

A primeira, envolve ações estratégicas que visam facilitar, a médio e longo prazo, o acesso ao mercado interno e ao internacional. A área de Intercooperação para Acesso a Mercados considera ainda ações para o desenvolvimento do cooperativismo e o associativismo por meio de projetos de divulgação, capacitação e fomento da organização contratual das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Os projetos para a Internacionalização de Cooperativas, por sua vez, buscam a inserção das cooperativas e seus produtos e serviços nos mercados internacionais.


Intercooperação para Acesso a Mercados:



Programa Nacional Permanente de Desenvolvimento da Agroindustrialização de Cooperativas (InterAgro)

Coordena a organização das cadeias produtivas, estimulando e apoiando a formalização de alianças para ampliar a participação das cooperativas nos mercados e nos processos de agroindustrialização. Desenvolve um método para grupos de cooperativas e empresas realizarem Plano de Negócios Conjunto e sua Formalização Contratual por meio de Consórcios.

ProfiCoop – Profissionalização da Gestão Cooperativa

Promove a profissionalização de dirigentes e colaboradores de cooperativas e associações rurais com informações sobre gestão interna de organizações e de desenvolvimento de redes de cooperação entre as entidades participantes da capacitação. O ProfiCoop tem os seguintes temas: desenvolvimento organizacional, modernização da administração cooperativa, gestão jurídica, gestão econômico-financeira, marketing e gestão estratégica.

CooperAcadêmico – Estimular a produção acadêmica aplicada

Objetiva estimular a geração de conhecimento e de novas tecnologias para o cooperativismo em universidades e centros de formação profissional nas redes públicas e privadas.

JovenCoop

Capacita jovens lideranças, profissionalizando-as para o mercado globalizado.

CooperGênero

Estimula e apoia organizações que, com base no desenvolvimento sustentável, promovem a equidade entre homens e mulheres, com base no desenvolvimento sustentável.



NorCoop

Capacita produtores e apoia o fortalecimento de cooperativas e associações rurais no Norte e Nordeste.

Prêmio Técnico Empreendedor

Premia projetos voltados para a prática empreendedora cooperativista e de inclusão social, desenvolvidos por estudantes do ensino técnico e tecnológico.

Publicações

Coordena a produção e distribuição de materiais educativos sobre o cooperativismo e associativismo direcionadas a diversos extratos da sociedade, com o objetivo de divulgar e apoiar as atividades no país.

Internacionalização de Cooperativas:



CooperSul – Integração Regional Cooperativa no Mercosul.

Objetiva fomentar e fortalecer a integração regional do cooperativismo brasileiro no âmbito do MERCOSUL. Participação na Reunião Especializada de Cooperativas do MERCOSUL (RECM). Coordenação da Sessão Nacional da RECM. Coordenação da Oficina de Negócios do MERCOSUL.



InterCoop – Cooperação Internacional e Internacionalização de Cooperativas.

Desenvolve projetos para incrementar a participação das cooperativas brasileiras no mercado internacional; impulsiona e fomenta a realização de parcerias contratuais entre cooperativas brasileiras e estrangeiras para acesso ao mercado internacional; realiza missões internacionais de negócio e tecnológicas, promove a participação de dirigentes de cooperativas, cooperados e corpo técnico do Mapa em eventos de difusão do comércio internacional entre cooperativas (ENCOMEX, AgroEx, AgroInt e INTERAGRO).

Realiza o Encontro Brasileiro para Integração Agroempresarial – INTERAGRO, iniciativa do DENACOOP que tem por objetivo estimular o debate nas cinco regiões brasileiras sobre as parcerias empresariais e a organização das cadeias produtivas.

Inteligência Comercial – Informação de Mercado

Apoia a prospecção de mercados potenciais para as cooperativas brasileiras, dando prioridade à realização de estudos e análises técnicas relativas aos mercados potenciais para os produtos do agronegócio cooperativo, à internacionalização de cooperativas, inovação, desenvolvimento sustentável e temas relacionados.
 
Créditos e Textos: Ministério da Agricultura

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