15 de set. de 2011

Parceiro do RJ acompanha o 1º dia da moeda CDD, na Cidade de Deus


16/09/2011 14h11 - Atualizado em 16/09/2011 14h11

A nova moeda já é um sucesso entre moradores e comerciantes.
A circulação começou na quinta-feira (15) dentro da comunidade.

A Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, acordou diferente com a nova moeda CDD nas ruas. Na quinta-feira (15), foi o primeiro dia de circulação do dinheiro, que já fez sucesso entre os moradores e comerciantes da comunidade.
A dupla de Parceiro do RJ da Cidade de Deus, Ricardo Fernandes e Viviane Sales, acompanhou a movimentação da nova moeda no primeiro dia de circulação.
“Gente, eu não estou acreditando, a Cidade de Deus está evoluindo.Quando me falaram lá do banquinho, eu falei 'mentira, gente'. Mas temos banco, com a nossa moeda, com o nosso dinheiro”, disse a copeira Maria de Lurdes Correia.
O parceiro Ricardo Fernandes mostra a lista de estabelecimentos da Cidade Deus que aceita a nova moda, entre eles, lojas de roupa e comida. Um adesivo sinaliza que pode ser utilizada a CDD, como no local da comerciante Fabiana Cristina dos Santos, que vai aceitar o dinheiro em seu comércio na comunidade. “Inclusive uma das nossas lojas já tem os adesivos e eu vim buscar o outro para colocar em outra loja”, afirmou a comerciante.
Alguns estabelecimentos dão desconto se utilizar o CDD, para incentivar o uso da moeda. “Quem compra com a moeda do CDD, concorre a um sorteio e as compras saem inteiramente de graça.” disse o comerciante Denis Carvalho
Mas tem gente, que não está querendo gastar a nota. “Não estou querendo gastar agora não. A do Padre Julio, eu não vou trocar, porque minha mãe ama ele e não vai querer trocar”, afirmou a moradora.
A artesã Benta Neves do Nascimento, de 78 anos, a personagem da nota de cinco CDD está animada com a circulação. “Vai ser uma moeda de progresso para a comunidade”, disse a artesã. Ela ainda vai emoldurar num quadro algumas notas para guardar de relíquia.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social afirmou que, na quinta-feira (15), foram usadas 1.800 CDDS que equivalem a R$ 1.800. Cerca de 500 pessoas da comunidade já usaram a nova moeda.
Projeto Parceiro do RJ
Dezesseis jovens foram selecionados para formar o Projeto Parceiro do RJ. O grupo foi dividido em oito duplas, que vão representar e mostrar o cotidiano de oito regiões do Rio e Grande Rio. Em comum, seus integrantes querem registrar não só as mazelas, mas as coisas boas dos bairros onde moram.
Mais de 2.200 pessoas se inscreveram no projeto. Destes, os escolhidos vão revelar o cotidiano de Copacabana, Tijuca, Campo Grande, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário